Garanhuns - Pernambuco - Edição 156 - MARÇO-2022
HISTÓRICO – DAVID MELO
David Melo nasceu em 4 de fevereiro de 1954, no povoado Santa Cruz do Monte Castelo, distrito de Paranavaí, no estado do Paraná. É o segundo dos 13 filhos de José Francisco da Silva e de Francisca David de Melo. A denominação do município foi idealizada por um dos fundadores daquela cidade, o Sr. Júlio Mariucci, de origem italiana.
Em 1953, o núcleo foi elevado à categoria de Distrito Administrativo e, em 1954, alcançou a sua autonomia, deixando de pertencer a Paranavaí a partir de 26 de novembro de 1954, quando passou a ser município. Consequentemente, José David de Melo, filho ilustre de Santa Cruz do Monte Castelo, é 9 meses e 22 dias mais velho do que o município paranaense.O nome do local se originou a partir da Companhia Imobiliária que operava na localidade, acrescido de “Monte Castelo”, que serviu de palco para uma acirrada luta dos pracinhas brasileiros na Itália, durante a 2ª Guerra Mundial. O gentílico é “monte-castelense”.
David Melo chegou a Pernambuco por volta de 1960. Morou na zona rural do município de Caruaru, antes de se mudar para a cidade. Em 1964, fez o ABC na Escola de Celina, situada na zona rural de Caruaru. Entre 1966 e 1968, fez o curso primário na escola do Convento dos Capuchinhos (Escola Dom Vital), também em Caruaru. Nos anos de 1970 a 1973 fez o 1º Grau no Ginásio Dom Miguel de Lima Valverde, no bairro do Vassoural, em Caruaru. Em 1974, foi retirante para a capital de São Paulo, onde trabalhou por mais de dois anos na Companhia T. Janér da Suécia, localizada no bairro da Mooca. Em meados de junho de 1976, retornou a Caruaru, onde trabalhou em Lima Medicamentos (Limel). No mês de outubro de 1976, foi convidado pelo empresário Argemiro Lima, proprietário de uma rede de farmácias em Garanhuns, para gerenciar as suas farmácias no centro da Suíça Pernambucana. Em 1978, estudou no Colégio Santa Sofia. Iniciou, ainda, o Curso Técnico de Contabilidade, que permaneceria incompleto. Em 17 de setembro de 1979, através de concurso público, passa a ser funcionário público federal de carreira, na Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf). Trabalhou durante 25 anos na área operacional da Hidrelétrica do São Francisco, sendo essa a sua quarta empresa. Atuou em várias cidades do Nordeste, na ocasião, com destaque para Angelim/PE e Camaçari/BA. Entre 1980 e 1982 estudou na Escola Municipal Padre Agobar Valença, em Garanhuns. Cursos profissionais • DesenhistaCursos Superiores
• Administração de Empresa (AESGA)1999 – Um dos fundadores e colaborador contínuo do Desafio Jovem Trindade (Centro de Recuperação de Dependentes Químicos). Proferiu palestras para os internos do D.J.T. nos anos de 2001 a 2005.
2003-2008 – Compra de terreno e construção de um galpão com sala e banheiro, na rua principal do bairro Massaranduba. Aos sábados, à tarde, promovia a distribuição de sopas com pães para os moradores daquele bairro carente de Garanhuns.
2009 – Participação no projeto da Biblioteca Comunitária do Município de Garanhuns, sob o comando da professora Ana Glória. Produziu um vídeo de sua autoria, com um tempo de 4 minutos, colaborando para a conquista de um prêmio do Senado Federal.
2009 – Participação no projeto “Amigo de Valor”, do Banco Santander, através da Casa dos Conselhos, sob o comando de Mirtes, como autor de um vídeo de 4 minutos. O projeto concorreu com 500 cidades brasileiras, sendo selecionado entre as 50 cidades com mais de 100 mil habitantes. Com uma premiação total de 10 milhões de reais, cada cidade ficou com R$ 207 mil. Foi contemplado com esse valor o bairro Massaranduba, em Garanhuns.
Títulos de cidadão
1985 – Recebimento do título de cidadão do município de Angelim, através de requerimento do vereador Paulo Rodrigues, que foi aprovado por unanimidade.
2005 – Recebimento do título de cidadão do município de Garanhuns, através de requerimento do vereador José Edson, que também foi aprovado por todos os vereadores. Em várias ocasiões recebeu votos de aplausos da Casa Raimundo de Moraes (Câmara de Vereadores de Garanhuns).
José David de Melo é casado com a garanhuense Ivanilda Salgado Dornelas Melo e é pai de dois filhos: Jardel Salgado de Melo e Tulio Saldo de Melo. Ambos moram, atualmente, na cidade de Maceió/AL.